Historial Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo da Calheta

Capa do cd

 

O Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo da Calheta iniciou a sua atividade musical no ano de 1985, com a aposta na música enquanto forma de promover o desenvolvimento rural das populações do concelho da Calheta.

Inicialmente este grupo dedicou-se somente à execução da flauta de bisel. No entanto, foi vontade dos seus executantes aprender a tocar outros instrumentos, nomeadamente instrumentos de corda.

No presente, o grupo é composto por cerca de 20 elementos, todos do sexo feminino, distribuídos pelos seguintes instrumentos: bandolim, bandola, violino, viola e rajão.

Ao longo destes anos este grupo tem participado em diversas festividades profanas e religiosas no concelho da Calheta e um pouco por toda a região. Paralelamente, tem participado de forma assídua no Encontro Regional de Tunas e Orquestras de Bandolins da Madeira, dinamizando ainda alguns certames promovidos pelos Serviços de Desenvolvimento Rural. Para além destas atuações, o grupo participou em Julho de 2004 na 1ª Feira da Terra ao Mar, organizada pelo Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural que teve lugar em Lisboa. Mais recentemente, em Junho de 2007, participou no Encontro Ibérico de Tunas que teve lugar na cidade de Amarante. Em Novembro de 2006 o Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo da Calheta realizou um grande sonho: a gravação e edição do seu primeiro CD intitulado Memórias da Calheta. O seu repertório deste grupo é constituído por músicas tradicionais, clássicas e religiosas. A Direção Artística do grupo está a cargo da Sr.ª Filomena Perregil.

 

PARTILHAR PUBLICAÇÃO

Share on facebook
Share on print
Share on email

Em Destaque

Dezembro 25, 2020

“Estrela Guia”

https://youtu.be/RBDhPYrylGM
Dezembro 24, 2020

“Porque é Natal”

https://youtu.be/ntXyn-UmzX8  
Dezembro 23, 2020

“FELIZ NAVIDAD”

 
Dezembro 22, 2020

“VÍRGEM DO PARTO”

https://www.youtube.com/watch?v=XvGoIeDsa5o&feature=youtu.be A tradição manda que se cante a “Virgem do Parto” nesta época e o...