Historial Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo da Calheta

Capa do cd

 

O Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo da Calheta iniciou a sua atividade musical no ano de 1985, com a aposta na música enquanto forma de promover o desenvolvimento rural das populações do concelho da Calheta.

Inicialmente este grupo dedicou-se somente à execução da flauta de bisel. No entanto, foi vontade dos seus executantes aprender a tocar outros instrumentos, nomeadamente instrumentos de corda.

No presente, o grupo é composto por cerca de 20 elementos, todos do sexo feminino, distribuídos pelos seguintes instrumentos: bandolim, bandola, violino, viola e rajão.

Ao longo destes anos este grupo tem participado em diversas festividades profanas e religiosas no concelho da Calheta e um pouco por toda a região. Paralelamente, tem participado de forma assídua no Encontro Regional de Tunas e Orquestras de Bandolins da Madeira, dinamizando ainda alguns certames promovidos pelos Serviços de Desenvolvimento Rural. Para além destas atuações, o grupo participou em Julho de 2004 na 1ª Feira da Terra ao Mar, organizada pelo Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural que teve lugar em Lisboa. Mais recentemente, em Junho de 2007, participou no Encontro Ibérico de Tunas que teve lugar na cidade de Amarante. Em Novembro de 2006 o Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo da Calheta realizou um grande sonho: a gravação e edição do seu primeiro CD intitulado Memórias da Calheta. O seu repertório deste grupo é constituído por músicas tradicionais, clássicas e religiosas. A Direção Artística do grupo está a cargo da Sr.ª Filomena Perregil.

 

PARTILHAR PUBLICAÇÃO

Share on facebook
Share on print
Share on email

Em Destaque

Junho 18, 2022

PARTICIPAÇÃO DA NOSSA ESCOLA DE FORMAÇÃO MUSICAL NO ESCOLARTES 2022

Anterior Seguinte Participação da nossa Escola de Formação Musical no Escolartes 2022, evento promovido pela...
Maio 6, 2022

ACOLHIMENTO AO BISPO D. NUNO BRÁS

https://www.youtube.com/watch?v=bMKKAPc0SME Acolhimento do nosso grupo de Formação Musical ao Bispo D. Nuno Brás, no passado...
Maio 2, 2022

COMEMORAÇÕES DO DIA DA MÃE

Anterior Seguinte Para honrar todas as nossas queridas mães no seu dia, a Casa do...
Dezembro 29, 2021

GRUPO DE FORMAÇÃO MUSICAL ANIMOU MISSA DOS SANTOS INOCENTES

Anterior Seguinte Para assinalar a época natalícia, o Grupo de Formação Musical da Casa do...