PATRIMÓNIO NATURAL DA CALHETA EM LIVRO

Amanhã, pelas 18h00, no Hotel Jardim Atlântico, a Casa do Povo da Calheta apresenta, publicamente, o livro “Calheta Património Natural”, da autoria de Albano Figueiredo, professor assistente no Instituto de Estudos Geográficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Trata-se de uma publicação em bilingue (português e inglês), que, segundo o presidente da Casa do Povo da Calheta, visa «contribuir e alicerçar o conhecimento do património natural do concelho» e a sua divulgação «junto daqueles que nos visitem», apresentando «um trabalho de caracterização credível e fiel do património do concelho» .
«A Calheta é possuidora de um património natural ímpar e singular, quer pela sua vegetação quer pelo seu património edificado ao longo dos séculos», refere Nuno Maciel, destacando a importância de «se preservar esta marca de singularidade, pois é ela que nos distingue e nos diferencia de outros destinos turísticos do mundo».
Esta obra, apoiada pelo programa comunitário Leader +, pretende também ser uma mais-valia para o tecido económico e empresarial local. O texto apresenta-se com «uma linguagem acessível, mas sem descurar o rigor científico da abordagem ao tema e às questões, numa simbiose harmoniosa entre o prazer da fruição da leitura e a tomada de conhecimentos dos aspectos abordados», acrescenta o autarca.
Albano Figueiredo também destaca a importância de se preservar aquele património, realçando a riqueza da flora, «com espécies únicas».
Com este trabalho, o académico conclui que «é possível fazer muito mais para a valorização do património natural da Calheta». Há pontos, refere o autor, que «estão muito bem dinamizados», destacando o Rabaçal e a marina da Calheta, mas «há outras áreas como a a costa (da Calheta) que «merece uma maior atenção tanto por parte das entidades municipais como regionais no sentido de recuperar o que é ainda possível». No seu entender, «a costa tem uma unidade de vegetação única e só através de intervenção humana é possível dar-lhe uma mais-valia».
Concluído este projecto, Albano Figueiredo continua na Região, onde dá continuidade aos trabalhos de investigação para a sua tese de doutoramento, que versa sobre o estudo das alterações climáticas na vegetação da Ilha da Madeira.
Entretanto, “Calheta Património Natural” será lançado amanhã, numa cerimónia que contará com a presença do secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia.
O custo total da obra e a sua aplicação rondou os 9.000 euros, tendo sido apoiada pelo programa Leader + em 75% do seu valor. O livro estará disponível na Casa do Povo e em todas as unidades hoteleiras do concelho da Calheta.
Fonte: JORNAL

PARTILHAR PUBLICAÇÃO

Share on facebook
Share on print
Share on email

Em Destaque

Dezembro 25, 2020

“Estrela Guia”

https://youtu.be/RBDhPYrylGM
Dezembro 24, 2020

“Porque é Natal”

https://youtu.be/ntXyn-UmzX8  
Dezembro 23, 2020

“FELIZ NAVIDAD”

 
Dezembro 22, 2020

“VÍRGEM DO PARTO”

https://www.youtube.com/watch?v=XvGoIeDsa5o&feature=youtu.be A tradição manda que se cante a “Virgem do Parto” nesta época e o...