“DEVOÇÃO AOS OUTROS SERÁ PRINCIPAL FACTOR DE SUCESSO”

 40 ANOS

O secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel António Correia disse, ontem, na Calheta, que o Governo Regional vai continuar a apoiar as Casas do Povo mas que o principal factor de sucesso destas instituições vai ser a devoção ao serviço dos outros.
«Da nossa parte continuarão a ser apoiadas estas instituições mas o principal factor de sucesso das mesmas não vai ser o apoio do Governo, vai ser esta devoção ao serviço dos outros, esta capacidade de trabalho e esta capacidade de produzir, que as Casas do Povo deram mostras ao longo de muito tempo, e por isso, certamente, vão dar mostras também no futuro», apontou o governante.
Contra os que apregoam dificuldades, retorquiu que «vamos continuar e vamos ser ainda mais fortes e com maior afirmação das Casas do Povo» ao sublinhar que «há pessoas que dizem que, neste momento, em que há menos meios, vamos parar, é o contrário, porque há menos meios, precisamos de mais esforços, de mais actividade».
Responsável pela tutela das Casas do Povo, Manuel António Correia esteve na Calheta a participar nas comemorações dos 40 anos da Casa do Povo local. Foi celebrada uma missa de Acção de Graças na Igreja de São Francisco Xavier, a que se seguiu a sessão comemorativa no salão paroquial, com direito a bolo e tudo, e durante a qual foram entregues 110 certificados de cursos de formação.
Foram também homenageados os antigos presidentes da direcção da Casa do Povo da Calheta, a quem o governante agradeceu o trabalho voluntário, agradecimento este que estendeu  aos demais que têm colaborado nestas instituições.

Referência no concelho
Carlos Teles, vice-presidente da Câmara Municipal da Calheta disse, por seu tunro, que «tem existido uma grande colaboração entre estas instituições (autarquia e Casas do Povo) ao longo dos anos», de maneira que «não podia deixar passar esta oportunidade para agradecer toda a colaboração e todo o trabalho que tem sido feito em prol do desenvolvimento do concelho da Calheta, que realmente tem sido muito», frisou.
Deixou este agradecimento em nome de toda a população, por «todo o trabalho que foi feito por todos aqueles que ao longo destes 40 anos, dirigentes que muitas vezes com trabalho voluntário e sacrifícido da própria família, deram muito do seu tempo para o engrandecimento desta instituição», a qual, sublinhou, «é uma referência no nosso concelho, hoje em dia» e que «tem complementado o papel que as instituições públicas têm no concelho».

Combate continua
Esta ideia foi comungada por Nuno Maciel, presidente da Casa do Povo da Calheta ao reiterar que «na minha modesta opinião, (esta instituição) tem um papel cada vez mais presente na sua sociedade e no seu meio».
Nuno Maciel referiu que «nos dias que correm se fez sentir o mesmo que há 40 anos, o combate das Casas do Povo» que «nos dias que correm, muito mais sentido fará porque as Casas do Povo são aquelas instituições que mais próximas estão da população, que mais respostas imediatas e concretas no dia-a-dia têm vindo a dar».
No caso concreto da instituição a que preside, sublinnhou «a grande procura que temos tido», o que «significa que o papel das Casas do Povo, 40 anos depois continua a ser um papel actual, importante e um marco na nossa sociedade».
A formação, a delegação do Instituto de Emprego, as Novas Oportunidades e a formação musical são as principais valências desta instituição.
No que à formação para aplicação de produtos fito-farmácos diz respeito, já abrangeu 350 agricultores, só este ano.

JORNAL DA MADEIRA

PARTILHAR PUBLICAÇÃO

Share on facebook
Share on print
Share on email

Em Destaque

Fevereiro 16, 2020

Dia da Amizade

Hoje foi dia de irmos até ao Estreito da Calheta, comemorar o Dia da Amizade....
Janeiro 5, 2020

Atuação do Grupo de Formação Musical na Santa Casa da Misericórdia da Calheta

Hoje o nosso grupo da Escola de formação Musical cantou os reis aos utentes da...
Janeiro 4, 2020

Grupo Musical Comemora o Dia dos Reis

A tradição de cantar os Reis ao som do Grupo de Formação Musical da Casa...
Janeiro 2, 2020

CONCERTO DIA DOS REIS

A Casa do Povo da Calheta convida toda a população a estar presente num pequeno...