DESEMPREGO MOBILIZA CASA DO POVO DA CALHETA

"Preocupado com o aparecimento de alguns nichos de desemprego de longa duração" no concelho, a Casa do Povo da Calheta e o seu Clube de Emprego iniciam amanhã um ciclo de boas práticas na procura activa de emprego, tendo como público alvo desempregados e beneficiários do Rendimento de Inserção Social.

O presidente da instituição refere que este esforço na promoção de "iniciativas proactivas" visam atribuir "mais e melhores competências" a este público específico e "consequentemente proporcionar-lhes uma constante melhoria das condições de vida, através da inserção no mercado de trabalho e/ou qualificação". Nuno Maciel quer ajudar a combater, não só o crescente desemprego, mas as suas consequências, uma vez que "o afastamento do mercado de trabalho origina sentimentos que condicionam a sua integração na vida activa".

A acção formativa é composta por dez sessões, divididas em diversos módulos que procuram ir de encontro às competências específicas. Nesse pressuposto, o ciclo de boas práticas assenta, como princípios orientadores, no "estimular para a participação e envolvimento na procura activa de trabalho", no "sensibilizar para a importância do estado de espírito e atitudes no processo de procura activa de trabalho" e no "dotar de competências e de técnicas facilitadoras de integração na vida activa", destaca.

Pretende-se com estas sessões que os participantes sejam capazes de "avaliar o seu grau de auto-estima e motivação", "organizar o tempo que dispõem para dedicá-lo à procura de emprego ou à frequência de uma formação especifica", "reconhecer o tipo de relações estabelecidas com os grupos, com os quais mantêm contactos", e "identificar e utilizar técnicas de procura activa de emprego".

Fonte: DN

PARTILHAR PUBLICAÇÃO

Share on facebook
Share on print
Share on email

Em Destaque

Abril 22, 2024

CONCERTOS INTERATIVOS 2024

Anterior Seguinte Com casa cheia e coração cheio acolhemos os artistas que abrilhantaram o nosso...
Abril 8, 2024

CONCERTOS INTERATIVOS 2024

É com imenso prazer que a Casa do Povo da Calheta anuncia as datas dos...
Janeiro 8, 2024

FOMOS CANTAR OS REIS À SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA CALHETA

A Casa do Povo da Calheta e o seu grupo de formação musical foram cantar...
Janeiro 4, 2024

ESPECIAL DA RÁDIO CALHETA NA CASA DO POVO DA CALHETA

Anterior Seguinte Estas são algumas das imagens do programa da Rádio Calheta especial 50 anos...