JOGOS TRADICIONAIS DA PÁSCOA

 

 

Jogos tradicionais

 

Porque estamos na “Semana Santa”, um período muito vivido na nossa terra, decidimos recordar algumas das tradições populares madeirenses, tradições estas que tendem a desaparecer ou a entrar na fase do esquecimento. Assim, no período da Páscoa, era costume as crianças (e não só) brincarem umas com as outras aos jogos do pião, do “belamente”, do lenço, do anel, entre outros.

Para o jogo do pião é preciso ter um pião e um fio ou guita. Depois de aprender a lançar entra-se em competição com os amigos. O objetivo é acertar nos outros piões que estão a rodar “obrigando-os” a saírem do círculo traçado previamente no solo.

O “belamente”, popularmente mais conhecido por balamento, é um dos jogos mais conhecidos da Quaresma. Normalmente é jogado por duas pessoas e consiste em obter o maior número de balamentes. Para isso é necessário marcar o número de jogadas, o local e a hora a dar os balamentes assim como o prémio, por norma um saco de amêndoas, figos passados ou tremoços. Ganha aquele que conseguir fazer primeiro o número de pontos estabelecido.

Para jogar o jogo do lenço é necessário um espaço amplo e retangular. Dividem-se os jogadores em dois grupos, com o mesmo número de elementos, e posicionam-se nos extremos do campo. Os jogadores de cada equipa têm de ter um número atribuído secretamente sem a outra equipa saber. No ponto médio do campo fica um jogador com um lenço e este é encarregue de dizer um número a escolha. O jogar correspondente tem de correr para conseguir alcançar o lenço sem que o colega da outra equipa lhe toque.

jogo do anel consiste na organização de um grupo de pessoas, em que uma delas tem um anel. O objetivo é passar o anel sem que ninguém se dê de conta para assim os colegas adivinharem quem tem o anel. A pessoa que descobrir quem tem o anel é quem recomeça o jogo.

Nos tempos atuais, os jogos tradicionais estão a perder adeptos e dinamizadores, daí que seja necessário preservar a identidade cultural das populações, não esquecendo e recuperando as tradições madeirenses mais antigas.

 

PARTILHAR PUBLICAÇÃO

Share on facebook
Share on print
Share on email

Em Destaque

Fevereiro 16, 2020

Dia da Amizade

Hoje foi dia de irmos até ao Estreito da Calheta, comemorar o Dia da Amizade....
Janeiro 5, 2020

Atuação do Grupo de Formação Musical na Santa Casa da Misericórdia da Calheta

Hoje o nosso grupo da Escola de formação Musical cantou os reis aos utentes da...
Janeiro 4, 2020

Grupo Musical Comemora o Dia dos Reis

A tradição de cantar os Reis ao som do Grupo de Formação Musical da Casa...
Janeiro 2, 2020

CONCERTO DIA DOS REIS

A Casa do Povo da Calheta convida toda a população a estar presente num pequeno...